Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

9o. Ano: A Crise de 1929

grande Depressão: Crise de 1929

            Ao final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos eram a maior potência econômica do mundo. Em 1920, a indústria norte-americana era responsável por quase 50% de toda a produção industrial do mundo. Os americanos viviam um clima de grande euforia, como se a prosperidade fosse uma benção eterna.
            Esse estilo de vida de consumo desenfreado e crença em um progresso constante ficaram conhecidos como American way of life (estilo americano de vida).O clima de prosperidade econômica dos Estados Unidos permaneceu durante quase toda a década de 20.
            No entanto à medida que a Europa se reconstruía no pós-guerra, reduzia a relação econômica com os Estados Unidos. Contudo, a produção industrial norte-americana continuava a crescer.
            Havia uma enorme quantidade de mercadorias para as quais não existiam compradores. Ou seja, houve uma superprodução de mercadorias, o que fez seus preços despencarem. E, mesmo assim, não conquistavam consumidores.

Crack da Bolsa de Nova York: Em 29 de outubro de 1929 ocorreu a queda vertiginosa de milhõesde ações na Bolsa de valores de Nova York
 

As ações perderam quase todo o seu valor financeiro, e inúmeras empresas e bancos foram à falência. Com o desdobramento da crise, entre 1929 e 1932, a produção americana foi reduzida em 54%.



quarta-feira, 4 de junho de 2014

Correção exercícios do 7 ano: Reforma Protestante

Alunos, conforme prometido segue as correções do livro didático:

Pg. 26

Resposta exercícios Interpretando Documentos:

Herege era qualquer pessoa que tivesse atitudes que contrariassem os dogmas, rituais ou a instituição da Igreja Católica, bem como qualquer um que proferisse palavras contrárias à existência de Deus.

Pg 27.

Exercício 1:

Menocchio poderia ser acusado de blasfemar contra Deus, além de adorar elementos da natureza.

Exercício 2:

Ele fazia afirmações contrárias aos dogmas da Igrega e poderia influenciar outras pessoas com suas ideias.

Exercício 3:

Na medida em que a Contrarreforma e a restauração do Tribunal da Santa Inquisição buscavam acirrar o combate aos hereges, como eram considerados todos os que se colocavam contra a postura da Igreja Católica.

Organizando a História

Exercício A

Além de colaborar na conversão de povos não europeus para o cristianismo, como os nativos americanos, a simplicidade do modo de vida poderia restaurar a imagem da Igreja, desvinculando-a a imagem de corrupta.

Exercício B

Buscava desestimular a criação de novas correntes religiosas, por meio das duras penas aplicadas aos considerados hereges.

Exercício C

Buscavam dar uma melhor formação para os religiosos, de modo que eles pudessem melhor orientar os fiéis.

Atividades - Pg. 28

Exercício 1

A Igreja Catolica possuia grandiosas extensões de terra que havia conseguido por meio de doações de fiéis

Exercício 2

Alguns membros do clero pregavam a humildade, a castidade e a penitência, entretanto mantinham hábitos que demonstravam o oposto

Exercício 3

Muitas das Cruzadas foram pregadas por líderes da Igreja e eram realizadas em nome de Deus. Como as experdições redundaram em fracasso, era natural que algumas pessoas questionassem o discurso dos representantes da instituição organizadora.