Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

7o Ano: A Colonização Portuguesa na América

Revisão para Avaliação – A Colonização Portuguesa 

• No período pré-colonial (1500-1530), os portugueses estavam mais interessados no comércio de especiarias orientais que davam lucros extraordinários. O território brasileiro não poderia oferecer os metais preciosos que os espanhóis haviam achado em suas colônias. 

• Nos primeiros 30 anos a principal atividade econômica estabelecida pelos portugueses em seu território americano foi explorar o pau-brasil. 

• O Escambo = se caracterizava pela troca de produtos e serviços por outras mercadorias entre portugueses e indígenas. Os indígenas trocavam diversos artigos que interessavam aos europeus, como peles de animais, plumas, madeira, por pentes, facas, machados, espelhos e outros produtos/objetos de baixo preço.

 • Contudo, as ameaças de ocupação estrangeira (piratas franceses e holandeses) no litoral e a diminuição do comércio com as Índias alteraram este procedimento. Em 1531, desembarcou Martim Afonso de Sousa para explorar, defender e colonizar as terras da América portuguesa. 

• Martim Afonso fundou a vila de São Vicente, a primeira povoação da colonização portuguesa na América. Ali, os portugueses introduziram a cultura da cana para produzir açúcar, que era altamente caro na Europa. 

• A partir de 1531 os empreendimentos mercantis portugueses na Índia e China tornavam-se cada vez menos lucrativos. Além disso, a presença de holandeses e franceses na costa da América representava uma constante ameaça à Coroa, que se viu obrigada a ocupar o seu território na América para protegê-lo das invasões. 

• Capitanias Hereditárias = divisão do território em grandes lotes sob a responsabilidade dos donatários (membros da sociedade portuguesa que tinham títulos de nobreza). Estes se encarregariam de garantir a posse das terras, podendo explorá-las com seus próprios recursos desde que pagassem à Coroa parte dos lucros. 
• As capitanias foram doadas a 12 donatários. 

• As relações entre rei, donatários e os colonos eram estabelecidas pela carta de doação. Nela o donatário era definido como o ocupante da terra, mas esta continuava sob o domínio do rei de Portugal. Havia outro documento, o foral, que estabelecia direitos e deveres de todos. 

• De todas as capitanias as duas que mais prosperaram foram: São Vicente e Pernambuco.

domingo, 27 de outubro de 2013

6os. anos manhã/tarde: civilização árabe

- http://www.islam.com.br: página do Centro Cultural Beneficiente Islâmico de Foz do Iguaçu (PR), contém diversas informações sobre o islamismo, incluindo a versão do Corão traduzida para o português.

6o. Ano - Revisão - A Civilização Arabe

A origem do islamismo encontra-se na Península Arábica •Beduínos: Vários povos habitaram a região divididos em tribos, não havia unidade política e religiosa. Muitos vagavam pelo deserto – eram seminômades. Não formavam um Estado e eram politeístas. Esse período, anterior à fundação do islã, é denominado pré-maometano ou Arábia pré-islâmica. •Maomé: Nascido em Meca (capital do islamismo), viveu entre 570-632, foi o fundador da religião e é considerado o profeta de Alá (Deus único - monoteísta). A religião de Maomé pode ser denominada islamismo, islã, muçulmana ou maometana. •Alcorão: Segundo a tradição islâmica, o profeta recebeu várias revelações de Alá (doutrinas), reunidas no Alcorão (livro sagrado do islã), entre elas: instruções de ordem social, proibição de jogos de azar, condenação ao consumo de bebida alcoólica e carne de porco, defesa da poligamia e da escravidão. •Ramadã: Mês sagrado do islã, quando foi revelado o Alcorão. Representa o nono mês do calendário islâmico. •Caaba: Templo religioso que reunia cerca de 300 divindades. Após 630, as imagens do templo foram destruídas. Na Caaba encontra-se a Pedra Negra, cultuada pelo povo árabe Hégira: Perseguido devido a suas pregações, Maomé foi obrigado a fugir para Yatreb (ou Medina), pois a elite local não aceitava o monoteísmo. Essa fuga do profeta, de Meca para Medina, é denominada Hégira, sua data marca o início do calendário islâmico(622). Os cinco princípios básicos do Islã são: Oração Orar cinco vezes ao dia Jejum Durante o mês do Ramadã Caridade Dar esmolas aos pobres Peregrinação Visitar Meca pelo menos uma vez na vida Ablução Aceitar Alá como Deus único e Maomé como seu profeta Peregrino em oração – Caaba, Arábia Saudita. Esse período, após a fundação do islã, é denominado Arábia islâmica. EXPANSÃO DO MUNDO ÁRABE Maomé unificou diversas tribos do deserto através da expansão do islamismo, iniciando a formação do Estado Muçulmano (centralizado e teocrático). Após a morte do profeta (632), o Estado foi governado por seus sucessores (califas), que iniciaram o expansionismo muçulmano para outras regiões do Mundo Antigo.