Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

9o. Ano: A Guerra Fria e o Filme Adeus Lênin!

Com o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, teve início a Guerra Fria, confronto ideológico entre Estados Unidos (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Durante mais de quatro décadas de Guerra Fria (1945 – 1989), o mundo viveu sob grande tensão em razão da possibilidade de um conflito armado entre as duas superpotências nucleares. Essas duas nações tentavam a todo custo impor seu sistema político-econômico em outros países. Entre as várias intervenções realizadas pela URSS e EUA, uma delas culminou na construção do Muro de Berlim em agosto de 1961. Esse muro constituiu uma barreira geográfica que dividia a população alemã, impossibilitando o contato entre as pessoas residentes na República Democrática Alemã (RDA, ou Alemanha Oriental) socialista, com os moradores da República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental), capitalista. Somente em novembro de 1989, após várias manifestações populares e o fracasso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi derrubado o Muro de Berlim. Após 28 anos da existência do muro, sua queda provocou euforia na população alemã, comemorações foram realizadas nas ruas e o muro começou a ser demolido pelos alemães. Esse fato representou o fim da Guerra Fria e fortaleceu o processo de reunificação da Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, que ocorreu definitivamente no dia 3 de outubro de 1990. Ao abordar o conteúdo sobre a Guerra Fria, utilize o filme Adeus, Lênin como recurso didático, proporcionando aulas mais atrativas para os alunos e facilitando a compreensão da matéria. Adeus, Lênin é um filme encontrado facilmente em locadoras, no formato DVD. Ele aborda a história de uma mulher devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, que tem um ataque cardíaco ao ver o filho ser preso durante uma manifestação contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim (1989), a Alemanha foi reunificada, prevalecendo o sistema capitalista. O médico aconselha ao seu filho que ela evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo, seria fatal. Sentindo-se martirizado pelo estado atual de sua mãe, Alex (filho) faz de tudo para que ela não presencie as mudanças ocorridas no país, vivendo numa ilusória Alemanha socialista. Para isso, seu filho muda embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventa documentários televisivos para preencher as brechas do dia a dia do recente capitalismo no país. Através do conteúdo exposto e a apresentação do filme, solicite a produção textual abordando o processo que desencadeou a Guerra Fria, suas transformações no espaço mundial e os principais impactos desse fato no território da Alemanha, enfatizando aspectos econômicos, políticos e familiares, tendo como referência, o filme. Brasil Escola

Atividade 6o. Ano Tarde: Filosofia e Adolescência


Nossos sentimentos e expressões

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

7o Ano: Esquema de Revisão: As Especiarias do Oriente

Especiarias Orientais

·       As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão e ervas aromáticas.
·       Antes de os portugueses se lançarem ao mar para buscarem especiarias diretamente na fonte, eram os árabes quem dominavam esse mercado e escondiam o trajeto de suas rotas a sete chaves. Beneficiados pela ótima localização geográfica, suas embarcações saiam da península da Arábia e navegavam sem problemas pelo Mediterrâneo e pelos mares asiáticos, chegando à África Oriental e ao Extremo Oriente.
·       Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima. O surgimento e crescimento da burguesia também aumentaram a demanda por produtos considerados de luxo na época, como, por exemplo,  as especiarias.
·       No século XV, os comerciantes de Gênova e Veneza, cidades italianas, tinham o monopólio destas especiarias. Compravam no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu. Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos.
·       No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana. Passaram a comprar as especiarias diretamente na fonte e tiraram o monopólio dos italianos. As caravelas portuguesas chegavam à Europa carregadas de especiarias que eram vendidas com alta taxa de lucro. Portugal se tornou uma potência econômica da época.
·       Na antiguidade, as especiarias serviam sobretudo, como tempero para as carnes, tornando-as comestíveis. A pimenta era a mais importante devido ao sabor e ao aroma fortes que disfarçava o mau-cheiro. Além disso, mantinham o sabor da carne que, por desconhecimento de métodos de conservação, muitas vezes apodreciam. O açafrão era outra que desde aquela época já servia como tempero para carnes.
·       Outra especiaria muito cobiçada era o cravo, usado exclusivamente na produção de doces. Já o gengibre era mais versátil e também era encontrado em diversos pratos.
·       O comércio da pimenta-do-reino era ativo no subcontinente indiano, de onde era trazido ao Ocidente por mercadores muçulmanos. O valor da pimenta era tão alto, que exigiam o pagamento em ouro ou prata ;
·       A China, o cravo era usado não só como tempero, mas também como antisséptico bucal. Para conversar com o imperador, o visitante tinha que mascar cravo para prevenir o mau hálito. No início do século XVI, um 1 kg de cravo custava 7 gramas de ouro.
·       Portugal foi pioneiro na expansão marítima por conjugar alguns fatores políticos, sociais, econômicos e técnicos que possibilitaram a procura por novas rotas de comércio com os mercados orientais. Além disso, sua posição geográfica privilegiada no continente europeu facilitava o acesso ao oceano Atlântico, um espaço marítimo desconhecido pela maioria dos demais povos europeus

·       A grandiosidade da expansão marítima portuguesa resultou inclusive na produção de um dos maiores poemas épicos da Idade Moderna, os Lusíadas, escrito por Luís Vaz de Camões para retratar a saga de Vasco da Gama até chegar à cidade indiana de Calicute, em 1498.

Jornal da Globo - A construção de Brasília - 9o. Ano

Vídeos 9o. Ano: A Construção de Brasília




quarta-feira, 7 de agosto de 2013

7o. Ano: Exercícios sobre Oriente

Exercícios:

1.   Quais são os países do Oriente que os Portugueses negociaram ao longo da expansão marítima?

2.   Quais os dois principais motivos que levaram os Portugueses a buscarem rotas para chegarem ao Oriente?

3.   Quais religiões existiam na Índia quando os Portugueses desembarcaram lá no século XV?

4.   Como os árabes encararam os Portugueses, quando estes chegaram à Índia?

5.   O que significa o termo SAMORIM? (pg.7)

6.   Por qual motivo os Portugueses utilizaram de armas de fogo e violência com os indianos?

7.   Assim que as embarcações chegavam às cidades, os membros do clero realizavam algumas feitorias. Quais eram?

8.   Quais produtos/especiarias os portugueses traziam da China?

9.   Por qual motivo os portugueses criaram uma relação diplomática, não violenta, com os chineses?


10.Explique qual o principal motivo que fez o interesse dos portugueses pelo Oriente diminuírem:

terça-feira, 6 de agosto de 2013

7o. Ano: Rota das especiarias

História de especiarias especiais: As chamadas especiarias do Oriente ganharam o mundo por meio de três rotas oficiais bem conhecidas na História do Homem. A Rota da seda, partindo da China, passando pelo Oriente Médio e Índia. A Rota para Europa e, mais tarde, a Rota dos espanhóis, ingleses e portugueses nas Américas.



Essas três principais rotas de especiarias não só mudaram nossa forma se ver o mundo geograficamente, elas traçaram e marcaram toda a vida da nossa história gastronômica e construíram uma grande parte do modo como cozinhamos hoje, pois permitiu a expansão de sabores e as trocas culturais entre os povos.


Mas antes destas três rotas oficiais, outras importantes rotas existiram e marcaram o costume de diversos povos.

Desde o cumã nas múmias egípcias, passando pelo cravo queimado nos rituais chineses de comunhão com o mundo dos espíritos, até mesmo à utilização da noz-moscada para a cura da peste na Idade Média, as especiarias podiam ser encontradas em muitos lugares e isso há muito tempo, mesmo antes das ditas Rotas oficiais. 

Aliás, vale dizer que os chineses já faziam uma rota de especiarias até a Índia dois mil anos antes de Jesus Cristo.

Espécies de especiarias: Mas o que está compreendido na palavra especiarias, afinal? Especiarias não são somente temperos. Alguns distinguem as especiarias propriamente ditas, das ervas aromáticas e dos condimentos. 

As especiarias podem derivar de flores, grãos, cascas ou raízes de árvores, folhas, frutos, etc podendo ser utilizadas in natura, secas, e muitas vezes, moídas.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Aquarela do Brasil ( Watercolor of Brazil) Pato Donald e Zé Carioca 1942




9o Ano aqui está o desenho do Zé Carioca para quem quiser reve-lo. Importante analisarmos o conceito de Política da Boa Vizinhança e a americanização do Brasil.