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quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Brasil e a Segunda Guerra Mundial

  •         No  dia 1º de setembro de 1939, as forças nazistas alemãs de Adolf Hitler invadiram a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. Na época, o presidente da República era Getúlio Vargas.

  •                Interesse dos EUA do Brasil participar da Guerra → os Estados Unidos desejavam ter o Brasil como aliado político e militar, e pretendiam instalar bases militares no Nordeste brasileiro, com o objetivo principal de garantir a defesa do continente quanto a uma possível invasão da Alemanha e de seus aliados.

  •              A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.

  •                     Os pracinhas - diminutivo de praça, que é soldado

  •                   O primeiro grupo de militares brasileiros chegou à Itália em julho de 1944. O Brasil ajudou os norte-americanos na libertação da Itália, que, na época, ainda estava parcialmente nas mãos do exército alemão. Nosso país enviou cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
  •                 Os pracinhas conseguem vitórias importantes contra os alemães, tomando cidades e regiões estratégicas que estavam no poder destes, como o Monte Castelo, Turim, Montese, entre outras. Mais de 14 mil alemães se renderam aos brasileiros, que também ficaram com despojos como milhares de cavalos, carros e munição.

  •                  A ação dos pracinhas não foi fácil por vários motivos. O primeiro, porque o treinamento recebido no Brasil e nos Estados Unidos não era muito próximo à realidade da guerra que encontraram. Os soldados não estavam habituados ao clima frio dos montes Apeninos, que atravessam a Itália e nem acostumados a lutar em local montanhoso. Só na batalha do Monte Castelo, houve mais de 400 baixas entre os brasileiros.


Cup Song / Vamos treinar para a semana Hispânica

domingo, 23 de junho de 2013

Hércules / 6o Ano Manhã e Tarde

Galerinha, estamos terminando o conteúdo sobre Grécia Antiga. E por isso, estamos conhecendo mais sobre mitologia grega e seus grandes deuses, como por exemplo, a história do semi deus Hércules:


Hércules - 1997 - Disney:

Olimpo, Grécia. 

Na morada dos deuses só existe alegria com o nascimento de Hércules, o filho de Zeus e Hera. Mas o deus do mundo subterrâneo, Hades, não compartilha desta felicidade, pois conspira para tomar o lugar de Zeus, o que só poderá ser feito quando os planetas estiverem alinhados (isto demorará 18 anos) e, como foi predito, se não houver intervenção de Hércules, que na época será um jovem. Assim Hades ordena para duas entidades que deem para Hércules uma poção que o transformará num mortal. Ela precisava ser toda ingerida e, por Hércules não ter bebido uma gota, ainda fica nele uma centelha divina, que lhe dá uma enorme força. Porém ele não é mais um deus e assim não pode viver no Olimpo. Hércules passa a ter como pais adotivos Alcmena e Anfitrião. Hércules sente-se diferente dos demais jovens e então fica sabendo através de seus pais adotivos que sua origem é divina. Ele decide então voltar ao Monte Olimpo, mas para isto precisa antes se tornar um verdadeiro herói.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mulheres de Atenas / 6o. Ano

Turminha dos sextos anos manhã e tarde, segue a música do Chico Buarque vista em sala, chamada Mulheres de Atenas:


Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas

Quando amadas, se perfumam
Se banham com leite, se arrumam
Suas melenas
Quando fustigadas não choram
Se ajoelham, pedem imploram
Mais duras penas; cadenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Sofrem pros seus maridos
Poder e força de Atenas

Quando eles embarcam soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam, sedentos
Querem arrancar, violentos
Carícias plenas, obscenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Despem-se pros maridos
Bravos guerreiros de Atenas

Quando eles se entopem de vinho
Costumam buscar um carinho
De outras falenas
Mas no fim da noite, aos pedaços
Quase sempre voltam pros braços
De suas pequenas, Helenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas:
Geram pros seus maridos,
Os novos filhos de Atenas.

Elas não têm gosto ou vontade,
Nem defeito, nem qualidade;
Têm medo apenas.
Não tem sonhos, só tem presságios.
O seu homem, mares, naufrágios...
Lindas sirenas, morenas.

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Temem por seus maridos
Heróis e amantes de Atenas

As jovens viúvas marcadas
E as gestantes abandonadas
Não fazem cenas
Vestem-se de negro, se encolhem
Se conformam e se recolhem
Às suas novenas
Serenas

Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Secam por seus maridos
Orgulho e raça de Atenas

Atividade 8o. Ano Manhã / Direitos Humanos

Muito Bem Pessoal.... Os trabalhos ficaram ótimos




Funções de Cargos Polítcos


Vereador



Deputados


Governador



Atividade 8o. Ano Tarde / Direitos Humano

Excelentes trabalhos..... Nosso tema era Direitos Humanos.

Valeu turma!


Beatriz kuerten


Luis Fernando Veríssimo


terça-feira, 18 de junho de 2013

Atividade 9o. Ano / FIlosofia

Parabéns aos alunos do nono pelas produções de texto sobre Direitos Humanos e Desigualdades sociais!

Selecionei as duas melhores da turma.

Atualidade na Sociedade

O Brasil caiu nove posições na lista de desigualdade, entre homens e mulheres, devido a diferença de renda entre os sexos e da quantidade de mulheres no Congresso ou no Ministério.
A desigualdade social entre homens aumentou, até o momento em que resolvemos eleger uma Presidente do sexo feminino para governar o nosso país. Isto muda tudo, mostra um exemplo de igualdade e de que o Brasil está começando a mudar.
Índices mostram que a desigualdade entre homens e mulheres vem caindo depois que o Brasil mudou seu rumo, fui de machista e rígido, para um lugar igualitário e justo, sem diferenças no mercado de trabalho. Hoje, mulheres podem e muitas fazem, trabalharem em áreas que eram consideradas restritas apenas aos homens.
Os direitos humanos pregam a ideia de uma sociedade totalmente igual, perante qualquer atividade entre os sextos, sem separações. Tanto é que hoje mulheres praticamente dominam o mercado de trabalho e são muito respeitadas. Há mulheres no exército, na mecânica, nos postos de ofício que antes eram considerados perigosos para as mulheres, mas que na atualidade não possuem restrições no ambiente de trabalho.

Henrique Souza

O direito de todos

É importante para o desenvolvimento de um país que aconteça a igualdade entre os cidadãos, na liberdade de expressão, a equivalência de salários das pessoas que ocupam o mesmo cargo independente do sexto e o direito à casa própria.
  A maneira que a sociedade evolui, mudam-se vários aspectos sociológicos. Independentes da opinião pessoal de cada indivíduo é preciso respeitar as individualidades para que não se tornem preconceituosos  tecnofobia, racismo, homofobia, bullying, etc.
Não é justo que funcionários qualificados com ótimos currículos profissionais no cado de mulheres, tenham o salário reduzido em proporção dos homens. 
Reconhecemos a necessidade das autoridades governamentais elaborarem projetos que criem e aumentem as oportunidades de emprego para que seja possível que o funcionário de baixa renda consiga adquirir seu imóvel sem que lhe sobre muito pouco do salário para manter sua família.
Esperamos que os jovens possam desfrutar de uma sociedade mais humana onde o respeito com o próximo e os valores éticos lhes proporcionem um futuro digno.

  1. Matheus   Nishioka


terça-feira, 11 de junho de 2013

Vídeo sobre Trabalho Escravo

Vídeo apresentado pelo grupo de Matheus Bastos e Matheus Soler sobre trabalho escravo na atualidade na disciplina de Filosofia.

Bem interessante, vale a pena conferir!




segunda-feira, 10 de junho de 2013

Conteúdo Avaliação - Segundo Bimestre

Conteúdo da Segunda Avaliação Bimestral

9o. Ano: Segunda Guerra Mundial 

8o. Ano: A Onda Liberal - Liberalismo Econômico, Socialismo, Anarquismo e Cooperativismo (Estudem pelo livro e slides)

7o. Ano: Reforma Religiosa: Luteranismo, Anglicanismo e Calvinismo (Estudem pelo livro e slides)

6o. Ano: Grécia Antiga - até pagina 35 do livro.