Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de abril de 2013

Filme: Escritores da Liberdade

Projeto Novos Olhares




Pessoal, analisem como estes jovens que sofrem a exclusão, marginalização e  a discriminação, se identifiquem com a Anne Frank, externalizando seus conflitos e sentimentos.

Deixem a opinião sobre o filme, ok?

Espero que gostem

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Renascimento Cultural/ 7o. Ano


Principais Pensadores Renascentistas:

O Renascimento cultural foi um movimento artístico-intelectual que, a partir do séc. XV recusou o pensamento religioso medieval, colocando o ser humano no centro de todos os interesses. Assim, não é de estranhar que grandes pensadores, artistas e escritores tenham surgido neste momento de tantas transformações na Europa.

Sandro Botticeli
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi (1444-1510) foi um célebre pintor italiano da Escola Florentina. Em suas obras, seguiu os preceitos da perspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. Em Florença, era protegido da família Médici, para os quais executou registros da pintura de cunho mitológico. Trabalhou também em Roma Vaticano, produzindo afrescos para a Capela Sistina.


Miguel de Cervantes  
Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616) foi romancista, dramaturgo e poeta espanhol. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura mundial. Com Don Quixote de la Mancha, uma sátira aos romances de cavalaria, tornou-se o precursor do realismo na Espanha. Em sua vida, tudo conspirou contra sua carreira de escritor. Lutou na batalha naval de Lepanto, contra o império turco, onde teria perdido o movimento das mãos. Ingressou na literatura publicando alguns poemas, mas inicialmente não obteve êxito em sua incursão como escritor. Obteve a consagração como escritor apenas aos 58 anos.

Obras: Dom Quixote, Galatea

William Shakespeare (1564-1616) :
Foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.
Obras: Hamlet, Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, A Megera Domada

Leonardo da Vinci

Leonardo di ser Piero da Vinci (1452-1519) foi um polímata italiano, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e, possivelmente, como a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.

Obras: Monalisa, A Última Ceia, A Virgem das Rochas, O Homem Vitruviano

Galileu Galilei (1564-1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo, ou seja, a ideia de que o sol está no centro do universo.

Obras: Sobre o movimento, Cartas sobre manchas solares

Filosofia / 8 Ano - Projeto Política


Política: Cargos e Funções

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm o dever de organizar, em regime de colaboração, os seus respectivos sistemas e funções.

O Presidente: nomeia os ministros que vão cuidar de assuntos estratégicos, cuida da relação do Brasil com outros países, movimentando a economia e divulgando a imagem do país no exterior. Além disso, ele faz as leis aprovadas no Congresso se transformarem em benefícios para a população.

O Senador: fiscaliza o presidente, o vice e os ministros e ajuda a decidir sobre o Orçamento nacional e a utilização do dinheiro público. Ele elabora leis que trazem benefícios para os eleitores do seu Estado e toma decisões importantes sobre acordos internacionais.

O Deputado Federal: também possui o poder de fiscalização e ajuda a elaborar o Orçamento nacional. Ele propõe leis de interesse federal que se transformam em benefícios para a população.

O Governador: é chefe do poder executivo no Estado, comanda e nomeia secretários. Ele faz as leis aprovadas na Assembléia se transformarem em benefício para a população e administra os investimentos regionais, garantindo que os municípios crescem por igual.

O Deputado Estadual:  fiscaliza o governador, o vice e os secretários e ajuda a elaborar o Orçamento estadual. Ele propõe leis de interesse estadual que se transformaram em benefícios para a população.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mesopotâmia - 6o. Ano Manhã/Tarde



Continuação Mesopotâmia

Rei: portador de grande poder, era tido como representante dos deuses na Terra. O seu poder raramente era questionado, pois a população temia que, caso se rebelasse contra o rei, estaria se rebelando contra os deuses.

Sacerdotes, nobres, chefes militares: Faziam parte de uma minoria privilegiada. Ocupavam os cargos mais altos do governo, exercendo forte influência na política e na economia.

Fiscais, Escribas e Comerciantes: eram subordinados às camadas superiores da sociedade, mas tinham melhores condições de vida que os demais trabalhadores.

Camponeses, soldados, artesões e escravos: A maior parte da sociedade era formada por trabalhadores livres que viviam em condições de pobreza e tinham que pagar impostos ao governo.

OS ESCRAVOS ERAM PRISIONEIROS DE GUERRA OU PESSOAS QUE HAVIAM PERDIDO A LIBERDADE POR NÃO CONSEGUIR PAGAR SUAS DÍVIDAS.

A RELIGIÃO NA MESOPOTÂMIA

Assim como a maioria dos povos antigos, os mesopotâmicos também davam grande importância às práticas religiosas.

Os povos mesopotâmicos eram POLITEÍSTAS, ou seja, acreditavam em vários deuses, entre eles: ANU (Deus-pai), SHAMASH (Deus-Sol), SIN (Deus da Lua), Inanna (Deusa do amor e da guerra), ENKI (Deus das águas doces), ENLIL (Deus dos ventos).

Os ZIGURATES tinham grande importância para as práticas religiosas mesopotâmicas. Eram no alto dos zigurates que ficavam localizados os templos onde os cultos eram realizados. Os cultos insistiam em orações, sacrifícios de animais e oferendas aos deuses.

NO IRAQUE, AINDA EXISTEM RUÍNAS DO GRANDE ZIGURATE DO UR. ESSAS RUÍNAS SÃO CONSIDERADAS PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO IRAQUE.

A ESCRITA CUNEIFORME

A escrita cuneiforme é uma das mais antigas do mundo. Com essa escrita, os mesopotâmios criaram um dos primeiros códigos de leis de que se tem conhecimento na história da humanidade.
A escrita facilitava o controle da produção e do estoque de alimentos, dos rebanhos e de produtos têxteis e, também, possibilitava o registro da contabilidade dos templos e dos palácios reais. Além disso, da escrita permitia o registro de textos religiosos, literários e jurídicos.

O CÓDIGO DE HAMURABI

Foi organizado entre 1792 e 1750 a.C., durante o governo de Hamurabi, rei da Babilônia. Era composto de 282 artigos que tratavam de temas variados, desde pequenos delitos até crimes graves.
A pedra com a inscrição do código foi encontrada por arqueólogos franceses por volta de 1900 e levada para o Museu do Louvre, na França.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Os Tempos Modernos - 8o. ano


Título do filme : TEMPOS MODERNOS

País de Produção: E.U.A .

Diretor : CHARLIE CHAPLIM

Ano de produção : 1936

 Duração : 85 minutos

 O filme Tempos Modernos refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário robotia-se a uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria.

Carlitos, personagem principal interpetado por Chales Chaplin, é um trabalhador que manuseia a máquina e come ao mesmo tempo, deixando claro o excesso de trabalho ao qual era submetido e após o termino de sua jornada, se comportava como se ainda estivesse a exercendo.

Sob uma saturação, Carlitos adoece e é internado em um sanatório. Ao retonar, depara-se com a crise de 29, na qual toda parte empregativa estava falindo e o país passava por uma grande miséria. Se vê obrigado a ir em busca de um novo emprego para que pudesse sobreviver à toda aquela crise.

Em meio a toda confusão que acontecia na cidade, como protesto e greves, ele acaba sendo confundido com um agitado comunista e é preso. Após algum tempo o operário é solto pela polícia por agradecimentos, uma vez que ajudou na prisão de um traficante que tentava fugir. Em meio a outras prisões posteriores conhece uma moça pela qual se apaixona.

O operário consegue alguns empregos dos quais não se mantém em nenhum. Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo.

Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma ideia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos robotizando à exercer sempe nossas mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.